é a ciência que se ocupa do estudo das interações que acontecem entre um organismo vivo e drogas que afetam seu funcionamento, normal ou anormal. Se uma substância tem propriedade medicinal, ela é considerada farmacêutica.
http://www.juventudect.fiocruz.br/farmacologia#
fórmula molecular : C9H13N
Anfetamina: são substâncias orgânicas do grupo das aminas, que imitam a atividade da adrenalina, agindo como estimulantes quando surgiu no século XIX, tendo sido sintetizada pela primeira vez na Alemanha, por Lazar Edeleanu, em 1887; são drogas sintéticas, ou seja são produzidas em laboratório. A primeira droga sintetizada foi a d-anfetamina em 1928. Depois desta, várias outras foram fabricadas para atuar sobre o sistema nervoso central e deixa o usuário em estado de alerta, também melhora sua capacidade respiratória e muscular e tem efeitos colaterais durante o uso são evidentes como: dilatação da pupila, aumento da pressão arterial, aceleração dos batimentos... e "desde as guerras, essas substâncias são usadas pelos soldados que desejam se manter alertas e acordados." Veja mais sobre "Química das Anfetaminas" em:
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-das-anfetaminas.htm
fórmula molecular: C14H19NO2
Ritalina: Em uma pesquisa de 1937, o psiquiatra Charles Bradley fez uma descoberta depois de administrar anfetaminas a um grupo de crianças para tratar dores de cabeça, ele notou que elas tinham o surpreendente efeito de estimular sua concentração, logo, o metilfenidato foi sintetizado por Leandro Panizzon, farmacêutico da antiga empresa CIBA (atualmente, Novartis S/A) na Suíça, sendo patenteado em 1954 mas, a droga foi sintetizada, em 1944, e não estava previsto que crianças pudessem tomá-la... hoje em dia é usada como medicação estimulante, para aumentar a concentração, velocidade mental e foco. Também para diminuir a agitação e a sonolência. No Brasil, é o remédio mais conhecido para o TDAH com a finalidade de tratar tanto Déficit de Atenção quanto Hiperatividade. (sob prescrição medica psiquiatrica)
fórmula molecular: C18H23NO
Dorflex: Orfenadrina em medicamentos analgésicos e em algumas formulações farmacêuticas, a orfenadrina é associada a substâncias analgésicas... Isso porque além de ajudar a inibir a sensação de vários tipos de dor, como dor de cabeça, dor muscular e radiculopatia, ela também atua como um relaxante muscular. E qual é o nome genérico do DORFLEX? Dipirona Monoidratada
fórmula molecular: C9H8O4
Aspirina: contém a substância ativa e genérica de ácido acetilsalicílico, que pertence ao grupo de substâncias anti-inflamatórias não-esteroides, com propriedades anti-inflamatória (atua na inflamação), analgésica (atua na dor) e antitérmica (atua na febre)
fórmula molecular: C18H37NO2
PEA BioActive: é a palmitoiletanolamida de origem sintética e micronizada, substância canabidomimética desenvolvida e distribuída globalmente pela Fagron, substancia que bloqueia a dor diretamente no sistema nervoso central, agindo como analgésico e também anti-inflamatório, é uma amida de ácido graxo endógena pertencente à classe da N-aciletanolamida com pesquisas e comprovação científica do potencial de ação
https://br.fagron.com/sites/default/files/pea_bioactive_mt.pdf
Farmacologias Proibidas e suas composições moleculares:
fórmula molecular: C10H15N
Metanfetamina: é uma droga que faz parte das anfetaminas. Ela é um estimulante cerebral e seu uso prolongado pode causar, entre outras complicações, ansiedade excessiva e transtornos de personalidade. Ela é uma substância ilícita e faz parte da mesma categoria da cocaína e da heroína, por exemplo... Pervitin era considerado um "composto mágico" pelos alemães, e era comumente usado por donas de casa, atores, motoristas e outros para melhorar a confiança e desempenho, e por soldados para combater o estresse e a fadiga e produzir sentimentos de euforia
fórmula molecular : C17H21NO4
Cocaína: é uma substância extraída do arbusto Erythroxylon coca,
é extraída das folhas da planta, em duas fases: a primeira as folhas são prensadas com gasolina, formando a pasta de coca, que contém até 90 % de sulfato de cocaína, depois a pasta é tratada com ácido clorídrico formando o cloridrato de cocaína, pó branco e cristalino, que pode ser introduzido no organismo por aspiração, ingestão ou injeção endovenosa. Essa planta que cresce abundantemente nos Andes e os efeitos farmacológicos da cocaína podem ser divididos em três categorias: ação anestésica local, autônoma ou eufórica. É um excelente anestésico local, tendo sido usada em medicina até cerca de três ou quatro décadas, principalmente na cirurgia; O porte, produção e venda de cocaína são ilegais. O consumo e produção para uso pessoal são penalizados com medidas socioeducativas.
fórmula molecular: C17H19NO3
Morfina: é uma substância narcótica e sintética (produzida em laboratório), derivada do ópio retirado do leite da papoula. Com uma grande utilidade na medicina, a morfina é usada como analgésico em casos extremos, como nos casos de traumas, partos, dores pós-operativas, graves queimaduras, etc... podem ser extraídas de uma planta chamada Papaver somniferum, O ópio e substâncias de caráter básico, como a morfina, são extraídos de uma seiva que escorre quando essa flor é cortada.
fórmula molecular C21H23NO5
Heroína: O ópio, uma espécie de seiva esbranquiçada, primeiro é removido da cápsula da flor da papoula. Então é refinado para fazer a morfina, sendo depois ainda mais refinado e transformado em diferentes formas de heroína, em 21 de agosto de 1897, foi introduzida no mercado de medicamentos pelo químico Felix Hoffmann, da Bayer, também proibida em 1971 com tratado de Viena
Assim como as demais áreas da saúde e medicina, a farmacologia tem subdivisões:
Farmacologia Básica:
estuda as substâncias químicas e a sua interação com os sistemas biológicos.
Farmacodinâmica:
estuda os efeitos bioquímicos, fisiológicos e o mecanismo de ação dos fármacos.
Farmacocinética:
estuda a absorção, distribuição, metabolismo e excreção dos fármacos.
Farmacologia Clínica:
avalia a segurança e eficácia dos fármacos no homem.
https://minhabiblioteca.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário