terça-feira, 30 de maio de 2023

ECS : Endocanabinoides

 O sistema endocanabinoide é um sistema biológico composto por endocanabinoides, que são neurotransmissores retrógrados endógenos baseados em lipídios que se ligam a receptores canabinoides e proteínas

 Os endocanabinoides são produzidos pelo organismo humano através do consumo dos 9 ácidos graxos essenciais que o nosso organismo não produz, entre eles os omegas 3,6, e 9. Existem dois receptores endocanabinoides primários : CB1 e CB2. Os receptores CB1 são encontrados predominantemente no cérebro e no sistema nervoso central, o CB2 concentra-se maioritariamente nos órgãos, tecidos, músculos...


A grande maioria dos animais vertebrados tem sistema endocanabinoide, como cachorros, gatos, cavalos, coelhos, macacos, golfinhos, elefantes, aves etc. Insetos, entre outros, portanto, não tem esse mecanismo.

Desta forma, o sistema endocanabinoide tem sido descrito como um dos sistemas bioquímicos mais complexos e relevantes do organismo humano, que atua em diferentes tecidos e órgãos modulando as respostas imunológicas, a comunicação neural, a sinalização celular, entre muitos outros processos biológicos.

https://activepharmaceutica.com.br/blog/o-que-e-o-sistema-endocanabinoide-e-como-ele-atua-em-nosso-organismo

O sistema endocanabinoide é constituído pelos endocanabinoides (eCBs) anandamida (AEA) e 2-araquidonoilglicerol (2-AG), que se ligam a receptores canabinoides do tipo 1 e 2 (CB1 e CB2) presentes tanto no sistema nervoso central (SNC) como no sistema nervoso periférico (SNP). Enquanto a AEA atua como um agonista parcial de CB1 e CB2, o 2-AG é um agonista pleno dos receptores canabinoides, principalmente de CB1.

fórmula molecular: C22H37NO2
Anandamida AEA

também conhecida como N-araquidonoiletanolamina (AEA), é um ácido graxo que atua como neurotransmissor derivado do metabolismo não oxidativo do ácido araquidônico, um ácido graxo essencial da família dos ômega 6. O nome é uma junção dos termos ananda (que em sânscrito significa "alegria", "felicidade") e amida.

Esse Ácido araquidônico, anandamida, é produzida nas áreas do cérebro que são importantes para a memória, no processamento do pensamento e controle do movimento. A produção desta substância ocorre do metabolismo e age no cérebro e no sistema nervoso periférico, onde se liga a receptores específicos, conhecidos como receptores canabinoides, que estão envolvidos em diversas funções fisiológicas. Estas incluem a regulação do humor, da dor, do apetite e do sono.

é a substância mais conhecida no sistema endocanabinoide, apesar de ter sido descoberta apenas em 1992.

https://www.cannabisesaude.com.br/anandamida






Nenhum comentário:

Postar um comentário